terça-feira, 20 de março de 2012

Versiculos da Bíblia Mal Interpretados


Uma das coisas que vejo muito em minha vida Cristã no dia a dia são versículos mal interpretados, parte da bíblia que não é vista em todo seu contexto e sim por partes isoladas e isso é muito mau para o crescimento do evangelho e no aprendizado dos cristãos pois traz uma idéia errada do que o evangelho é.
Pensando nisso listei aqui alguns que mais vejo sendo interpretados incorretamente.
1- II Coríntios 3: 6
O qual nos fez também capazes de ser ministros dum novo testamento, não da letra mas do espírito;porque a letra mata e o espírito vivifica.
Muitos são os que usam esta passagem para defender ou promover a ignorância no meio cristão, por estarem interpretando incorretamente pois vemos em outra passagem da Bíblia que fala que o povo erra por falta de conhecimento(MT 22:29).A letra a qual o texto se refere não é sobre conhecimento teológico, filosofia e etc.. mas sim a Lei mosaica, lei essa que exige obediência total e irrestrita mas que não dá nenhum auxilio ou poder para isto, diante dela seremos sempre devedores, por isso a "Letra"( lei) mata, já o Espírito representa a nova aliança com Jesus Cristo por isso o espírito vivifica.
2- Deuteronômio 22: 5
Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto abominação é ao senhor teu Deus.
Este versículo é interpretado de forma errada por muitos lideres de igrejas principalmente os da linha pentecostal pois eles afirmam na sua interpretação que mulher não pode vestir calça pois ela é de uso exclusivo para homem, pois bem eles não atentam que na epóca em que foi escrito este versículo as vestes tinham o mesmo nome(túnica) só que de formas diferentes, de igual modo também é assim em nossos dias existem calças para mulheres com diferença de modelo, cor, tamanho e etc..e existem as de homem, e é obvio que não pegará bem a um homem usar saia ou blusa pois não lhe é licito, pois essas sim são de uso exclusivo para mulheres  mas quanto a calça estão equivocados.
3- Filipenses 1: 15-18
Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente, uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho, Mas outros , na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões . Mas que importa? contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei mais ainda.
Esta passagem escrita pelo apóstolo paulo constantemente é mal interpretada por evangélicos que não atentam ao seu real sentido pois não se baseiam em todo o capitulo mas somente nesses versículos e dizem que podem pregar de qualquer forma como por inveja, fingimento,etc... sendo que no contexto paulo não fala isso, ele fala das consequencias de sua prisão na motivação dos seus discípulos em pregar o evangelho alguns estavam pregando com cautela por temer eventuais retaliações contra a vida de paulo, outros pregam  com ousadia, pois sabem que a morte de paulo é lucro e sua prisão faz parte dos planos de Deus, outros fazem por medo e na defesa de sua própria segurança, outros porque almejam a posição de paulo na igreja por causa da sua ausência forçada, haviam também os judeus religiosos que acusavam paulo por negar a divindade de césar, quando ele afirmava a ressureição de Cristo. Como podemos ver o sentido do texto é bem diferente do que muitos pensam ao lerem esta passagem isolada de todo o capítulo.
4- Mateus 16: 16-18
 E simão pedro respondendo, disse: Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo.E Jesus, disse-lhe Bem-aventurado és tu simão barjonas, porque to não revelaste a carne e o sangue, mas meu Pai, que estás no céus.Pois também eu te digo que tu és pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Esta passagem segundo os católicos é chave para afirmar que pedro é o primeiro ''papa'' pois Jesus nessa passagem assim o institui, mais  a bíblia não nos diz isso, pois ao Jesus afirmar tu és pedro(rochedo) e sobre esta Pedra(Cristo) edificarei minha igreja Ele esta se referindo a si mesmo e não a pedro pois na bíblia há várias outras vezes que Jesus é chamado de Pedra ou Rocha, e a Igreja de Cristo não tem seus fundamentos em nenhum outro homem a não ser Jesus aquele que deu a sua vida por ela e o qual é o Senhor e Sustentador.
5- Deuteronômio 28: 13
E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda, e só estarás em cima, e não debaixo, quando obedecerdes aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer.
Este versículo é mal interpretado principalmente pelos da ala Neopentecostal adeptos da teologia da prosperidade, pois eles o interpretam de forma, errônea quando dizem que  estão corretos em fazer qualquer  coisa para conseguir seus objetivos pois levantam falso, caluniam, enganam sendo que isso não é licito, mas eles dizem que podem pois a palavra autoriza ser cabeça e não cauda, só que eles se esquecem que quem faz isso é o próprio Deus e de sua forma, o que podemos fazer para sermos cabeça é obedecer ao Senhor nosso Deus e aguardar pela sua misericordia, e não passar por cima dos outros pois assim estaríamos descumprindo um dos maiores mandamentos amar ao próximo como a si mesmo.
6-II Coríntios 3: 17
Ora o Senhor é Espirito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.
Muitos se equivocam na interpretação desse versículo para justificarem a sua falta de reverencia nas reuniões nas igrejas, erram quando tiram o sentido real do texto quando pensam que a liberdade que é citada se refere a forma de adoração mas não é essa liberdade e sim a liberdade espiritual que o Espirito de Deus traz ao individuo que se arrepende e confessa Jesus como seu único e suficiente salvador, por isso há liberdade nesse pessoa ela não esta mais presa ao pecado, e também vemos em várias passagens da bíblia exigência de ordem e decência no culto por exemplo em I Co 14:40 , Ec 5:1, portanto fica claro que os que os que  interpretam este versículo de outra forma  e isolado estão errados.
7- Isaías 53: 4
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Muitos são os Evangélicos que usam este versículos para afirmarem que Crente não fica doente de forma alguma e se ficar é porque está em pecado muitos até se negam ir ao médico se consultar ou fazer tratamento por não aceitarem a doença porque segundo eles Jesus já levou consigo todos os males e todo tipo de enfermidades, podemos perceber quanta ignorância é cometida na interpretação desta passagem pois as enfermidades as dores que Jesus levou em nosso lugar não eram físicas e sim espirituais e que nos faziam doentes incapazes de achegarmos a Deus,  pois estávamos mortos em nossos pecados e delitos mais Jesus com sua morte em nosso lugar extirpou todos esses males espirituais e agora estamos limpos diante de Deus. Quanto ao crente ficar doente fisicamente estamos sim sucetivéis pois existem vários fatores que contribuem para isso como doenças genéticas, má alimentação, falta de exercício mas isso não quer dizer que estamos em pecado pois Espiritualmente estamos sarados.
                                                                                                          Elson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário