quinta-feira, 19 de abril de 2012

O valor da Escola Bíblica Dominical


Eu era adolescente de 16 anos, no Rio de Janeiro, com um ano de convertido e batizado. Morava na penha e ia de lotação até cascadura e de lá para Acari na Batista de Acari. Onde me converti. Vendo-me com a Bíblia, um padre sentou-se ao meu lado e, polidamente, perguntou-me se podíamos conversar. O padre era educado e respeitador. Queria tirar algumas duvidas sobre como eu via minha fé. Ele recebera a assinatura "O jornal Batista" e nos conhecia.

Fez algumas perguntas e a todas respondi citando a Bíblia. Como meus dezesseis anos estão quatro décadas atrás, não me recordo de todas. A ultima foi 'porque os batistas não aceitam maria como mediadora entre Deus e os homens?". Respondi com a Bíblia. Citei 1 Timóteo 2.5: "Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem". Quando nos despedimos, o padre perguntou: "meu filho, você estuda em algum seminário Batista?". Respondi que não, mas que era aluno da Escola Bíblica Dominical (EBD).

Na realidade, a EBD é um seminário Bíblico. Ensina não como alguns teólogos, que esquartejam pra ver se acham uma mensagem nela. É ensino vivencial, não por acadêmicos que a menosprezam e subordinam aos homens, mas por pessoas que foram alcançadas e transformadas por ela. Vão- se longe os tempos em que um adolescente com uma Bíblia na mão podia responder a um padre sobre o que cria. A EBD está doente. Muitas igrejas estão doentes.

A Bíblia não é mais tão lida. Menos ainda estudada. Muitos púlpitos a trocaram por pensadores seculares e livros de autoajuda. A igreja evangélica brasileira tem oito milhões de quilômetros e um centímetro de profundidade.

Na EBD meus valores espirituais foram firmados, a visão cristã formatada e aprendi a falar. Foi o melhor seminário, lançou a base que me permitiu construir o que tenho  e o que sou. Aprendi a estudar e a valorizar a Bíblia na EBD. Eu a leio todos os anos, e cada ano numa versão diferente, para aprender mais. Diria duas coisas, como conclusão. A primeira é: ame a Bíblia com apego. A segunda é: estude a Bíblia com seriedade, na EBD. E se você é professor de EBD, orgulhe-se de uma missão, desempenhe-se com seriedade e com zelo. Estude para ser melhor. Você realiza a maior função que uma pessoa pode desempenhar. Você ensina a Palavra viva de um Deus vivo.

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho- Igreja Batista Central de Macapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário